Laboratório de Conforto Ambiental é inaugurado no Campus Dom Idílio

segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Com equipamentos que permitem a realização de inúmeros trabalhos que contemplem aspectos da sustentabilidade urbana, climatologia urbana, racionalização do consumo de energia e dos recursos hídricos, foi inaugurado, no sábado (27), o Laboratório de Conforto Ambiental, no Campus Dom Idílio José Soares. A entrega fez parte das comemorações dos 60 anos da UNISANTOS.

Com a presença do reitor, diretores de centro, professores e alunos do curso de Arquitetura, a entrega do laboratório foi marcada pelo entusiasmo com as novas possibilidades de aprendizagem no local. Nos moldes do laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, referência no País, o novo espaço é fruto de investimentos que caracterizam uma infraestrutura diferenciada.

Do curso de Arquitetura, o professor César Augusto Alonso Capasso fez uma apresentação dos equipamentos e exaltou as inúmeras potencialidades do laboratório. O aparelho Heliodon, que simula a trajetória aparente do sol, em períodos extremos, no verão e no inverno, despertou a atenção dos alunos. Ele permite a adaptação correta de materiais de acordo com a incidência do sol. O professor destacou a importância do trabalho: “Não é só luz e energia, mas também racionalização de energia”.

Preparado para dar suporte aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Ciências Biológicas, o laboratório conta também com filtro de banda oitava, dosímetro, barômetro, termômetros químicos, psicômetro, luxímetro e bússolas, entre outros.

O Laboratório de Conforto Ambiental possibilita ao aluno, entre outros aspectos, a realização de projetos relativos ao segmento acústico, lumínico e higrotérmico do conforto ambiental, nas escalas do edifício, do meio urbano e do planejamento urbano. Permite ainda criar instrumentos para o desenvolvimento de análises nos campos do conforto ambiental e sustentabilidade, diretamente relacionados ao espaço interno, externo e urbano, e seus principais instrumentos e metodologia de pesquisa.
Mais informações »

Missa de Ação de Graças celebra o início da história da UNISANTOS

sábado, 27 de agosto de 2011
Uma missa de Ação de Graças pelos 60 anos de início da história da UNISANTOS, com a fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, reuniu a comunidade acadêmica, ontem (26), no Liceu Santista. Sob as bênçãos do bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, presidente da mantenedora e chanceler da UNISANTOS, a homilia exultou a trajetória de sucesso educacional, os seus fundadores e consolidadores do que se tornou referência no País.

Lembrando a trajetória de Dom Idílio José Soares, o idealizador, e Dom David Picão, o consolidador, Dom Jacyr disse que o momento era muito importante. “Esse evento é muito significativo, afinal é jubileu de diamante, é o reconhecimento de um esforço muito grande de trabalho para a educação da nossa população, sobretudo da população jovem”.

Reitor da UNISANTOS durante 12 anos (1990 a 2001), o professor Francisco Prado de Oliveira Ribeiro destacou que o momento era o de comemorar o sucesso de toda essa caminhada. Lembrou que foram muitos períodos de lutas e  vitórias. “Na verdade, estamos comemorando a nossa própria história”, disse o  “doutor Chico Prado”, lembrando dos seus 50 anos como professor da Faculdade de Direito.

Primeira reitora (2002 a 2009), a professora Maria Helena Lambert, que ocupou o cargo por dois mandatos, disse que a comemoração dos 60 anos é muito importante, pois a Sociedade Visconde de São Leopoldo procurou dar à cidade de Santos uma educação de alto nível. Permanecendo por mais de 40 anos na instituição, ocupando os mais diferentes cargos, ela ressaltou o esforço de todos. “Procuramos trabalhar com o maior empenho possível, dentro de valores que acreditamos como fundamentais para formar pessoas”.

Atual reitor da UNISANTOS, o professor Marcos Medina Leite disse que 60 anos de história é algo muito importante, pois trata-se de uma caminhada de sucessos comemorados, de muitos acertos, não esquecendo que o percurso se fez com muito aprendizado. Frente aos novos desafios, ele lembrou que esses anos de história na educação, contribuindo para a formação de gerações, tem um significado muito grande para quem segue na mesma trajetória.
Mais informações »

Homenagens a bispos marcam o dia de comemorações pelos 60 anos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Para marcar o início de comemorações dos 60 anos de instituição, representantes da Sociedade Visconde de São Leopoldo, UNISANTOS e Liceu Santista estiveram, na manhã desta sexta-feira (26), na Cripta da Catedral de Santos para deposição de flores em homenagem aos bispos Dom Idílio José Soares e Dom David Picão. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Santos, presidente da mantenedora e chanceler da UNISANTOS,  Dom Jacyr Francisco Braido.

Idealizador da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos) faleceu em 1966. Ele liderou um grupo de 14 cidadãos ilustres de Santos que fundaram a instituição.

Dom David Picão assumiu a Diocese de Santos e a Sociedade Visconde de São Leopoldo, em 1966. Sob a sua presidência o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986, tornando-se a primeira universidade do litoral do Estado de São Paulo. Dom David  faleceu em 30 de abril de 2009.

Mais informações »

Orquestra Jovem UNISANTOS apresenta o concerto "Mozart e sua música no cinema"

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Orquestra Sinfônica Jovem UNISANTOS apresenta o concerto “Mozart e sua música no cinema”, no próximo dia 27 (sábado), às 20h30, no Teatro Municipal de Santos (Avenida Pinheiro Machado, 48). Sob a regência do maestro Beto Lopes e participação especial do Coral Liricus, o evento tem entrada gratuita.

Do programa, constam: Eine Kleine Nachtmusik K 525; Sinfonia no. 36 "Linz" K 425; Andante do Concerto no. 21 para piano e orquestra K 467; Dies Irae do Requiem K626; Ave Verum K 618; e Aleluia Exsultate Jubilate K 165.

Falecido há 220 anos, W. A. Mozart deixou obras que foram trilha sonora de filmes famosos, como: Batman, Ace Ventura, Lorenzo´s Oil, The Peacemaker, Alien, American Gigolo, Charlie's Angels - Full Throttle, Out of Africa, Doce Trapaça, O enigma do Colar, Virtual Sexuality, Amadeus, entre outros.
Mais informações »

Lançamento de diretório de trabalhos sobre refúgio abre comemorações dos 60 anos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de
Mello, o professor doutor Gilberto Rodrigues
apresentou o diretório
Em homenagem ao Dia Mundial da Ação Humanitária, foi lançado na última sexta-feira (19), no Campus Dom Idílio José Soares, o “Diretório Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Refúgio, Deslocamentos Internos e Apatridia”. O evento fez parte das comemorações dos 60 anos da UNISANTOS e do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).
Produzido pelo ACNUR e UNISANTOS, o diretório, uma ferramenta inédita de pesquisa na área, reúne 23 teses de doutorado e 61 dissertações de mestrado, além de obras, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos. Os temas estão relacionados ao mandato do ACNUR, com foco no refúgio, apatridia e deslocamentos forçados. As teses e dissertações foram produzidas no Brasil, entre 1987 e 2009.

O evento contou com a presença do coordenador do Núcleo de Extensão Comunitária da UNISANTOS (Necom), professor Paulo Vittor Pizzolitto, e do pró-reitor comunitário, professor Cláudio José dos Santos, que lembrou das comemorações dos 60 anos da instituição e da importância da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS em difundir o direito internacional humanitário.

Para o coordenador da Cátedra, professor doutor Gilberto M. A. Rodrigues, no dia em que diversos países comemoram essa data, a Universidade dá um passo importante para fundamentar sua vocação e o compromisso de estimular os trabalhos sobre o tema. “Há todo um trabalho pela frente. O governo se compromete gradativamente a receber mais refugiados. É importante que as fronteiras tenham pessoas treinadas para tratar o assunto”.
Mais informações »

UNISANTOS e ACNUR lançam Diretório de Teses e Dissertações sobre Refúgio

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Em comemoração aos 60 anos da UNISANTOS e do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), será lançado, em Santos, no próximo dia 19 (sexta-feira), às 19 horas, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300), o “Diretório Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Refúgio, Deslocamentos Internos e Apatridia”. A data é significativa, pois neste dia é comemorado o Dia Mundial da Ação Humanitária, lembrando o bombardeio que escritório da ONU sofreu em 2003, quando morreram 22 pessoas, dentre as quais o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Produzido pelo ACNUR e UNISANTOS, o diretório, uma ferramenta inédita de pesquisa na área, reúne 23 teses de doutorado e 61 dissertações de mestrado, além de obras, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos. Os temas estão relacionados ao mandato do ACNUR, com foco no refúgio, apatridia e deslocamentos forçados. As teses e dissertações foram produzidas no Brasil, entre 1987 e 2009.

Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS, o professor doutor Gilberto M. A. Rodrigues, em entrevista ao ACNUR, ressaltou que a iniciativa do diretório mostra o compromisso das instituições envolvidas com a sociedade brasileira e com a disseminação do conhecimento.

Aberto ao público, o lançamento contará com a participação, por meio de videoconferência, do representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez.
Mais informações »

Congresso de Direito Ambiental Internacional

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS e o IX Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil, que serão realizados , entre os dias 1 e 3 de setembro, no Campus Boqueirão (Avenida Conselheiro Nébias, 589).

Com o tema central Os Problemas da Zona Costeira no Brasil e no Mundo, os eventos serão desenvolvidos dentro de uma programação conjunta, interdisciplinar, com o objetivo de refletir questões de cunho ambiental, relacionadas com atividades como exploração de petróleo e gás, a ocupação urbana da Zona Costeira, a proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, entre outros.
Mais informações »