UNISANTOS e Santos Futebol Clube assinam convênio para bolsas e serviços

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O reitor e o presidente do Santos Futebol Clube
A UNISANTOS acaba de assinar um convênio com o Santos Futebol Clube, que possibilita a concessão de bolsas de estudos para atletas, funcionários ou dependentes. Em contrapartida, alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação contam com um novo campo de estágio, na Vila Belmiro. O compromisso foi assinado na manhã desta quinta-feira (29), na sala da presidência do clube, pelo reitor Marcos Medina Leite, pelo presidente do “Peixe”, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro , e pelo gerente executivo da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Alberto Ferreira do Carmo Filho.


Para o presidente do Santos, a parceria vai ao encontro do projeto de instituição pró-ativa do clube, que assume também o seu papel social e educativo, oferecendo novas oportunidades para os seus funcionários e atletas. Em relação à UNISANTOS, ele destaca que a aproximação com a Universidade é muito importante e que este é o início de uma parceria longa. “Queremos estar próximos. A UNISANTOS é referência em termos de ensino na região”, ressaltou.

A UNISANTOS irá colaborar com a prestação de serviços nas clínicas de fisioterapia, nutrição, enfermagem e psicologia. Para o reitor, o compromisso das instituições, uma pelo esporte e a outra pela educação, e a excelência nos trabalhos desenvolvidos têm um significado especial na parceria.

Estiveram presentes também na assinatura do convênio, a pró-reitora administrativa, Mariângela Mendes Lomba Pinho, e a gerente de negócios, Dalva Mendes Fernandes.
Mais informações »

Professores de Arquitetura
conquistam prêmio nacional

Os professores José Maria, Apoena e Christiane
foram premiados no 10º Prêmio Jovens Arquitetos
Os professores Apoena Amaral de Almeida, Christiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, foram premiados no 10º Prêmio Jovens Arquitetos. O concurso, de âmbito nacional, foi promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – SP e tem como objetivo divulgar o trabalho de jovens arquitetos e incentivar o debate sobre a produção e as tendências arquitetônicas do País.

Intitulado de Edifício Sabará, o trabalho desenvolvido pelos professores da UNISANTOS conquistou a terceira colocação, na categoria Projetos. Ao todo, 173 trabalhos disputaram troféus nas categorias de melhor obra construída, melhor projeto e melhor ensaio crítico.

A comissão julgadora destacou que o projeto condiz com a região e remete aos edifícios instalados nas proximidades a partir da década de 50, em razão da disposição estrutural e vedações. Além disso, a comissão destacou a atenção especial dedicada à valorização das áreas comuns e coletivas.

Desenvolvido para uma construtora de Santos, o projeto foi planejado tendo como base um terreno localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e pensado para a habitação de jovens universitários, uma vez que a região é um polo estudantil. De acordo com o arquiteto Apoena Amaral, alguns desafios foram impostos pelas dimensões do terreno. “Tivemos que trabalhar um projeto diferenciado, respeitando a legislação imposta pelo tamanho do terreno e apresentando uma expressão arquitetônica interessante”.

Por se tratar de uma habitação estudantil, o projeto valorizou outros aspectos além da expressão arquitetônica. A funcionalidade das 14 unidades duplex e a valorização das áreas comuns e coletivas foram diferenciais da planta. “Pensamos em apartamentos diferenciados, onde os estudantes podem compartilhar o apartamento com conforto e funcionalidade, além de ter áreas coletivas para estudos e atividades”, destaca a arquiteta Christiane Costa Ferreira.

José Maria de Macedo Filho destacou que apesar de tratar-se de um trabalho comercial, o projeto é extremamente relacionado ao que os três trabalham na área acadêmica. “Trabalhamos com o foco no cliente, mas ficam evidentes no projeto as características do que trabalhamos e ensinamos na academia”, salienta.

O trabalho desenvolvido em parceria pelos três profissionais contou com a colaboração dos estudantes de arquitetura Denis Ferri e Dhiego Torrano, ambos da UNISANTOS, além do universitário Vito Macchione.

Os projetos escolhidos ficam em exposição no Museu da Casa Brasileira, até o dia 16 de outubro. O endereço é Avenida Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano, em São Paulo.
Mais informações »

Inaugurada a Brinquedoteca e
Midiateca “Profa Júlia Sérgio”

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Matemoteca desenvolve aprendizado
matemático e descobertas estratégicas
 Espaço organizado e destinado a oferecer condições para que crianças, jovens e adultos possam exercitar e criar atividades lúdicas, que contribuam para o desenvolvimento humano, individual e social. Assim, pode ser definida a Brinquedoteca e Midiateca “Profa. Júlia Sérgio”, inaugurada no último dia 23, no Campus Dom David Picão. Prestigiada por alunos, professores e dirigentes da instituição, a solenidade integrou as comemorações dos 60 anos da UNISANTOS.

A Brinquedoteca e Midiateca “Profa. Júlia Sérgio” oferece o ambiente ideal para o desenvolvimento de pesquisas e estudos referentes aos diferentes enfoques do desenvolvimento infantil, para alunos de Graduação, Pós-Graduação e pesquisadores de diferentes cursos da UNISANTOS. O local serve como campo de estágio e observação.

O espaço de 90 m2 conta com o espaço Historiando, o espaço de Formação, a Matemoteca, o Canto da Criação e o Canto da Fantasia. Para a midiateca, computadores, sendo um destinado para usuários com necessidades especiais, softwares apropriados, impressora, scanner e DVD. Para registrar todo o movimento, será criado um “Diário de Bordo” on line.

Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Marly Saba Moreira afirma que a Brinquedoteca tem três objetivos principais. “Ela foi pensada como espaço de formação para os cursos de graduação e pós-graduação e também como extensão comunitária. A Brinquedoteca vai receber crianças do entorno da Universidade. Também vai oferecer visitas monitoradas às instituições de ensino. Além disso, um terceiro aspecto é o de pesquisa. Vai ser possível observar as crianças, direcionando algumas atividades para observá-las”.
Mais informações »

Cursos de Relações Públicas e Jornalismo são premiados no SET Universitário

segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Veículo experimental RP 4.0
Os cursos de Relações Públicas e Jornalismo da UNISANTOS foram premiados no SET Universitário, evento que estimula a troca de experiência entre alunos, professores e profissionais da área da Comunicação. Realizado desde 1998 pela Faculdade de Comunicação Social, da PUC/RS, o SET Universitário tornou-se uma referência para estudantes e profissionais.

O curso de Relações Públicas foi vencedor em duas categorias: Boletim Digital, com o veículo RePublicando, e Boletim Impresso, com o veículo experimental de comunicação institucional RP 4.0.

O curso de Jornalismo foi vencedor na categoria Podcast, com o programa Mesa Redonda “Ficha Limpa”.
Mais informações »

Nas comemorações dos 60 anos,
sorteio de ingresso para o cinema

quinta-feira, 22 de setembro de 2011
A UNISANTOS comemora 60 anos, mas quem concorre ao presente são os internautas que seguem o perfil @unisantosweb. Além de premiações, homenagens e inaugurações de novos espaços, a UNISANTOS sorteia um par de ingressos na sexta-feira (23), às 17 horas.
A promoção #UniSantos60anos no twitter sorteia um perfil entre os seguidores que retuitarem a mensagem #UniSantos60anos RT até 23/9 e CONCORRA a 1 par de ingressos para o filme "O Homem do Futuro". http://kingo.to/Pkf. O vencedor ganha um par de ingressos para o filme “O Homem do Futuro”, estrelado pelos atores Wagner Moura e Alinne Moraes, no Cinemark Praiamar, no dia 24 de setembro, na sessão das 16h20.
Mais informações »

Curso de Gastronomia recebe nota 4 em avaliação de reconhecimento do MEC

Infraestrutura é um dos diferenciais
O curso de Gastronomia da UNISANTOS acaba de receber o conceito 4 (muito bom) da comissão de avaliação do MEC. O relatório de avaliação, que traz o reconhecimento do curso, apresenta a ação preliminar e o resultado das categorias avaliadas: Organização Didático-Pedagógica (nota 4); Corpo Docente (nota 4); e Instalações Físicas (nota 4).

Os avaliadores do MEC relatam que a estrutura curricular do curso é flexível, atualizada com o mundo do trabalho e articulada entre teoria e prática. Em relação aos docentes, ressaltam que o colegiado possui excelente representatividade e experiência acadêmica na educação superior ou na educação profissional. Um dos destaques da infraestrutura está na observação de que a instituição possui laboratórios especializados, que estão implantados em quantidade e qualidade suficientes.
Mais informações »

Câmara Municipal de Santos aprova Voto de Congratulações pelo aniversário da UNISANTOS

sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Em sessão realizada no dia 5 de setembro, a Câmara Municipal de Santos aprovou Voto de Congratulações à Reitoria da UNISANTOS pela passagem do 60º aniversário de fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, que marca o início da história da Universidade Católica de Santos.

Requerimento nº 2504/11, de autoria do vereador Reinaldo Martins e subscrito pelos vereadores Geonísio Pereira de Aguiar e Roberto Oliveira Teixeira, o Voto de Congratulações é justificado, pelo autor, por conta da Universidade ser uma das mais importantes instituições educacionais do Estado de São Paulo.
Mais informações »

Cursos da UNISANTOS estão entre os melhores do País

terça-feira, 6 de setembro de 2011
As comemorações pelos 60 anos ganham mais um destaque.  A UNISANTOS é a instituição com a maior quantidade de cursos, na região, que conquistaram estrelas de reconhecimento em recente avaliação do Guia do Estudante – Melhores Universidades 2011, da Editora Abril. Desta vez, 12 cursos estão entre os melhores avaliados no País.

Os cursos de Ciências Contábeis, Jornalismo, Pedagogia, Relações Públicas e Serviço Social foram destaque com a conquista de quatro estrelas (conceito muito bom). Conquistaram três estrelas (conceito bom), os cursos de Administração, Direito, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, e Sistemas de Informação.

Os cursos da UNISANTOS estarão no Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2012, que circula nas bancas a partir do dia 6 de outubro.
Mais informações »

Alunos participam da Mostra Esquenta Curta Santos

sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas participaram, ontem (1), da Mostra Esquenta Curta Santos, um “aperitivo” para quem aguarda o 9º Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens. No Campus Dom Idílio José Soares, foram exibidos cinco curtas metragens selecionados entre os inscritos para as mostras Olhar Caiçara e Olhar Brasilis.

Diretor de produção do Curta Santos, Júnior Brassalotti (foto)conversou com os alunos sobre a importância do Festival e agradeceu o espaço cedido pela UNISANTOS. Além do convite para o evento, ele citou a realização de importantes oficinas para os alunos da área da Comunicação. Em destaque, a oficina de “Art_Mobile”, de Giulliano Chiaradia, diretor e autor de programas da Rede Globo, formado em Publicidade e Propaganda pela UNISANTOS.

Os alunos assistiram os seguintes filmes: "Leila Para Sempre Diniz", de Mariza Leão e Sérgio Rezende, "Naiá e a Lua", de Leandro Tadashi, "Cores e Botas", de Juliana Vicente, "Poliamor", de José Agripino, "Sinergia", de Gabby Egito.

O 9º Curta Santos, que será realizado de 13 a 16 de setembro, é dedicado Para Todas as Mulheres do Mundo e contará com cinco dias de programação totalmente gratuita, em salas de cinema, escolas, teatros, entre outros espaços.

Alunos de Jornalismo e Relações Públicas da UNISANTOS irão participar do evento, como colaboradores da área de Comunicação, sob a supervisão de profissionais da área.
Mais informações »

Autoridades e profissionais da área ambiental participam da abertura do Congresso de Direito Ambiental


Autoridades, estudantes, professores e profissionais da área ambiental participaram ontem (1), no Campus Boqueirão, da abertura oficial do I Congresso de Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS - IX Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (APRODAB).

A abertura do evento contou com a presença da pró-reitora administrativa, professora Mariângela Mendes Lomba Pinho, do secretário estadual de Turismo de São Paulo, Márcio França, da representante da APRODAB, Márcia Diegues Leuzinger, do presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente (SBDIMA), Salem Nasser, e de professores do Mestrado em Direito da Católica.

Após a cerimônia de abertura, o desembargador e consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Vladimir Passos de Freitas, proferiu a palestra O tratamento da zona Costeira pelo Poder Judiciário. Na sequência, o professor de Direito Ambiental e presidente da Academia Transdisciplinária Internacional del Ambiente - Peru (ATINA), Genaro Uribe Santos falou sobre o tema Contaminación Ambiental Heredada.

Dentro de uma programação conjunta, interdisciplinar, com o objetivo de refletir questões de cunho ambiental, o evento prossegue até sábado (3), com tema central Os Problemas da Zona Costeira no Brasil e no Mundo. Clique AQUI para acessar a programação completa do evento.
Mais informações »
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Tem início hoje, às 19h30, no Campus Boqueirão (Avenida Conselheiro Nébias, 589), o I Congresso de Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS - IX Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental, da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil.

Com o tema central Os Problemas da Zona Costeira no Brasil e no Mundo, os eventos serão desenvolvidos dentro de uma programação conjunta, interdisciplinar, com o objetivo de refletir questões de cunho ambiental, relacionadas com atividades como exploração de petróleo e gás, a ocupação urbana da Zona Costeira, a proteção da biodiversidade da Mata Atlântica, entre outros.

Após a cerimônia de abertura, o desembargador e consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Vladimir Passos de Freitas, fará a palestra O tratamento da zona Costeira pelo Poder Judiciário. Na sequência, às 20h30, a palestra Contaminación Ambiental Heredada, do professor de Direito Ambiental e presidente da Academia Transdisciplinária Internacional del Ambiente - Peru (ATINA), Genaro Uribe Santos.

O evento prossegue até sábado (3). Clique AQUI para acessar a programação completa do evento.
Mais informações »