HISTÓRIA TEVE INÍCIO EM AGOSTO DE 1951

Mais informações »
A história da UNISANTOS teve início em 28 de agosto de 1951, quando foi fundada a Sociedade Visconde de São Leopoldo, iniciativa de Dom Idílio José Soares, 3º bispo diocesano de Santos. Na época, o objetivo foi a instalação do primeiro curso jurídico na região, o que aconteceu no dia 15 de julho de 1952, quando o presidente Getúlio Vargas assinou, no Rio de Janeiro, o Decreto no 31.134 que concedia autorização para o funcionamento da Faculdade Católica de Direito de Santos.
Dom Idílio José Soares e os sócios fundadores,
em reunião preparatória para fundação da SVSL

A partir daí, o crescimento foi inevitável com a implantação das seguintes faculdades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Comunicação; Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Faculdade de Serviço Social; Faculdade de Enfermagem; Faculdade de Farmácia e Bioquímica; e Faculdade de Engenharia.

Em 6 de fevereiro de 1986, a Universidade Católica de Santos foi reconhecida, tornando-se a primeira universidade da região, com a homologação do parecer de aprovação do processo 3924/76, pelo então ministro Marco Antônio Maciel.

Como membro da ABRUC (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), a UNISANTOS entende que as atividades sociais não devem ficar restritas à atuação do Estado, destinando, assim, parte de sua receita as atividades de educação e assistência social, com bolsas de estudo, atendimento gratuito em ambulatórios de nutrição e enfermagem, clínicas de psicologia e fisioterapia, assistência jurídica, entre outras. São essas ações (ligadas aos projetos comunitários) que colaboram para o estabelecimento de um compromisso social entre alunos, professores e comunidade.

Estatutariamente, tem como chanceler o bispo diocesano, Dom Jacyr Francisco Braido. A Reitoria é formada pela reitor e quatro pró-reitores. Atualmente, é composta pelo professor mestre Marcos Medina (reitor); professora mestre Roseane Marques Graça Lopes (pró-reitora acadêmica); professora mestre Mariângela Mendes Lomba Pinho (pró-reitora administrativa); professor Cláudio José dos Santos (pró-reitor comunitário); e Cláudio Scherer da Silva (pró-reitor de Pastoral).

Hoje, a Universidade oferece 45 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia, divididos entre os centros de Ciências da Comunicação e Artes, de Ciências da Educação, de Ciências da Saúde, de Ciências Sociais Aplicadas, e de Ciências Exatas e Tecnológicas, além da Faculdade de Direito. Em nível de pós-graduação, oferece os programas de Mestrado em Administração, Educação, Direito e Saúde Coletiva, todos recomendados pela Capes/MEC, além de dezenas de cursos de Especialização/MBA.

Além disso, mantém a Universidade Aberta Para a Terceira Idade, projeto pioneiro na região. Cultura, arte, valorização da vida, preservação histórica, aprimoramento profissional, apoio espiritual e memória intelectual fazem parte do trabalho que a universidade realiza, contribuindo dessa forma para a defesa e o desenvolvimento da dignidade humana e da herança cultural.

A UNISANTOS é uma comunidade acadêmica que se empenha em tornar substantiva a expressão católica. Portanto, paralelamente às suas metas e compromissos de instituição de ensino e cultura, persegue o seu objetivo de também formar uma comunidade humana autêntica.
Mais informações »