Em cerimônia, Doutorado em Direito é instalado e coordenadores tomam posse

terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Ao som do hino “Casa Amarela”, a Católica UNISANTOS realizou a instalação do primeiro curso de Doutorado em Direito Ambiental Internacional do Brasil, no último dia 15, no Salão Nobre da Faculdade de Direito. A importância e significado do momento histórico estiveram presentes em toda cerimônia, presidida pelo chanceler, o bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido.


O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, entregou as portarias com as nomeações do coordenador do curso de Doutorado, professor doutor Alcindo Fernandes Gonçalves, e da vice-coordenadora, professora doutora Maria Luiza Machado Granziera. Em seu discurso, dom Jacyr Francisco Braido lembrou da trajetória de sucesso da instituição, desde a sua fundação e importância para o desenvolvimento da região. “Dom Idílio José Soares deu início a essa história de sucesso. Hoje, também estamos fazendo história”.


Com foco na formação humanista e nos valores essenciais e inegociáveis para instituição, o reitor Marcos Medina citou as inúmeras realizações em 2011, frutos de um trabalho contínuo, comprometido com a verdade e a justiça. Segundo ele, mais do que significativa, a instalação do Doutorado nesta área dá início às comemorações pelo Jubileu de Diamante da Faculdade de Direito.


A formação contínua dos alunos da UNISANTOS foi citada pela diretora da Faculdade de Direito, professora doutora Renata Soares Bonavides Pilotto, que lembrou da instalação da Faculdade, há quase 60 anos, e sua história de sucesso, dentro de princípios éticos e valores de justiça e solidariedade. Citou o trabalho da Reitoria com a integração entre a Graduação e os programas de Mestrado e enfatizou que a Católica passa a ser a única a dar condição aos seus alunos de cursar um Doutorado inédito no País.

Cerimônia
A Orquestra Sinfônica Jovem UNISANTOS, sob a regência do maestro Beto Lopes, e participação especial da cantora Carmencita Peres, executou diferentes composições, com destaque para o hino da “Casa Amarela”, que tem letra de Cláudio José dos Santos e música do próprio maestro.


Fizeram parte da mesa, as seguintes autoridades: o chanceler, bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido; o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite; os pró-reitores, professores Roseane Marques Graça Lopes (acadêmica), Cláudio José dos Santos (comunitário), Mariângela Mendes Lomba Pinho (administrativa) e padre Cláudio Scherer da Silva (pastoral); o coordenador geral de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor doutor Fernando Fernandes da Silva; e a diretora da Faculdade de Direito, professora doutora Renata Soares Bonavides Pilotto.