
Antes de cumprir com as normas protocolares, a deputada Telma de Souza, autora da propositura, falou do sentimento que a conduzia naquele momento. Como ex-aluna dos cursos de Pedagogia e Direito e do Mestrado em Saúde Coletiva, disse que sempre sentiu na instituição o valor de uma comunidade integrada. “Nós sabemos o que significa ser a primeira universidade da Baixada Santista, afinal foi por ela que demos início a um novo valor, o valor da Universidade. O que nos une são os valores. Sou na política aquilo que esta universidade me ensinou”.
Câmara de Santos
A homenagem na Câmara de Santos foi marcada também pela presença de representantes do clero e do exército, políticos e empresários. A placa comemorativa também foi entregue ao bispo diocesano, presidente da SVSL e chanceler da UNISANTOS, Dom Jacyr Francisco Braido, que agradeceu a honraria, proposta pelo vereador Reinaldo Martins e aprovada por unanimidade pela Casa.
Em seu discurso, o vereador ressaltou que no caso de uma instituição como SVSL, mantenedora da UNISANTOS e Liceu Santista, a honra maior é de quem homenageia. O caráter pioneiro da instituição na região e sua importância em termos de País também foram destacados. Para Reinaldo Martins, estar há 60 anos como formadora não só de profissionais, mas, principalmente, de cidadãos brilhantes, que passam a ter influência sobre a vida social, política e econômica, é motivo de muita satisfação para toda a sociedade.
Nas duas homenagens, a mesas foram compostas por autoridades políticas e pelo reitor da UniSantos, professor mestre Marcos Medina Leite; e pela diretora do Liceu Santista, professora Cláudia Cristina Taboada Mathias Santiago.
Entre dezenas de autoridades, também estiveram presentes nas solenidades, o gerente executivo da SVSL, Alberto Ferreira do Carmo Filho; a conselheira da SVSL, a ex-reitora professora Maria Helena de Almeida Lambert; e o provedor da Santa Casa de Santos, Manoel Lourenço das Neves.
Chanceler
Em seus discursos, o bispo Dom Jacyr Francisco Braido agradeceu em nome das instituições e ressaltou o caráter pioneiro, com destaque aos fundadores, sob o comando, em 1951, do então bispo de Santos, Dom Idílio José Soares. Disse que as instituições contribuem para o crescimento da sociedade e para o desempenho social, político e religioso da população.
Reitor
Para o reitor Marcos Medina Leite, a história consolidada da UNISANTOS, com muita tradição e qualidade, é a garantia de um caminhar pleno, de uma formação consistente. As homenagens, segundo ele, coroam a trajetória de celebrações e inspira para a caminhada. “Isto significa dar passos sustentáveis. Vamos ampliar ainda mais o conjunto de boas notícias”.