Lançamento de diretório de trabalhos sobre refúgio abre comemorações dos 60 anos

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de
Mello, o professor doutor Gilberto Rodrigues
apresentou o diretório
Em homenagem ao Dia Mundial da Ação Humanitária, foi lançado na última sexta-feira (19), no Campus Dom Idílio José Soares, o “Diretório Nacional de Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado sobre Refúgio, Deslocamentos Internos e Apatridia”. O evento fez parte das comemorações dos 60 anos da UNISANTOS e do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).
Produzido pelo ACNUR e UNISANTOS, o diretório, uma ferramenta inédita de pesquisa na área, reúne 23 teses de doutorado e 61 dissertações de mestrado, além de obras, capítulos de livros e trabalhos apresentados em congressos. Os temas estão relacionados ao mandato do ACNUR, com foco no refúgio, apatridia e deslocamentos forçados. As teses e dissertações foram produzidas no Brasil, entre 1987 e 2009.

O evento contou com a presença do coordenador do Núcleo de Extensão Comunitária da UNISANTOS (Necom), professor Paulo Vittor Pizzolitto, e do pró-reitor comunitário, professor Cláudio José dos Santos, que lembrou das comemorações dos 60 anos da instituição e da importância da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS em difundir o direito internacional humanitário.

Para o coordenador da Cátedra, professor doutor Gilberto M. A. Rodrigues, no dia em que diversos países comemoram essa data, a Universidade dá um passo importante para fundamentar sua vocação e o compromisso de estimular os trabalhos sobre o tema. “Há todo um trabalho pela frente. O governo se compromete gradativamente a receber mais refugiados. É importante que as fronteiras tenham pessoas treinadas para tratar o assunto”.