Missa de Ação de Graças celebra o início da história da UNISANTOS

sábado, 27 de agosto de 2011
Uma missa de Ação de Graças pelos 60 anos de início da história da UNISANTOS, com a fundação da Sociedade Visconde de São Leopoldo, reuniu a comunidade acadêmica, ontem (26), no Liceu Santista. Sob as bênçãos do bispo diocesano Dom Jacyr Francisco Braido, presidente da mantenedora e chanceler da UNISANTOS, a homilia exultou a trajetória de sucesso educacional, os seus fundadores e consolidadores do que se tornou referência no País.

Lembrando a trajetória de Dom Idílio José Soares, o idealizador, e Dom David Picão, o consolidador, Dom Jacyr disse que o momento era muito importante. “Esse evento é muito significativo, afinal é jubileu de diamante, é o reconhecimento de um esforço muito grande de trabalho para a educação da nossa população, sobretudo da população jovem”.

Reitor da UNISANTOS durante 12 anos (1990 a 2001), o professor Francisco Prado de Oliveira Ribeiro destacou que o momento era o de comemorar o sucesso de toda essa caminhada. Lembrou que foram muitos períodos de lutas e  vitórias. “Na verdade, estamos comemorando a nossa própria história”, disse o  “doutor Chico Prado”, lembrando dos seus 50 anos como professor da Faculdade de Direito.

Primeira reitora (2002 a 2009), a professora Maria Helena Lambert, que ocupou o cargo por dois mandatos, disse que a comemoração dos 60 anos é muito importante, pois a Sociedade Visconde de São Leopoldo procurou dar à cidade de Santos uma educação de alto nível. Permanecendo por mais de 40 anos na instituição, ocupando os mais diferentes cargos, ela ressaltou o esforço de todos. “Procuramos trabalhar com o maior empenho possível, dentro de valores que acreditamos como fundamentais para formar pessoas”.

Atual reitor da UNISANTOS, o professor Marcos Medina Leite disse que 60 anos de história é algo muito importante, pois trata-se de uma caminhada de sucessos comemorados, de muitos acertos, não esquecendo que o percurso se fez com muito aprendizado. Frente aos novos desafios, ele lembrou que esses anos de história na educação, contribuindo para a formação de gerações, tem um significado muito grande para quem segue na mesma trajetória.