Homenagens marcam o Dia do Professor

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Missa de Ação de Graças na Capela São José
Missa de Ação de Graças e solenidade de outorga do título de Professor Emérito marcaram as festividades pelo Dia do Professor, no dia 15. Pelos relevantes serviços prestados à Universidade, os professores Maria Helena de Almeida Lambert, Oswaldo Corrêa Gonçalves (in memoriam) e Walter Theodósio receberam a honraria das mãos do reitor, professor Marcos Medina Leite. A solenidade, prestigiada pelos dirigentes, funcionários e demais convidados, integrou as comemorações pelos 60 anos de aniversário da Católica UNISANTOS.



Professora Maria Helena e o
reitor Marcos Medina Leite
Educadora por vocação, a professora Maria Helena Lambert dedicou 40 anos à instituição e ocupou diferentes cargos, sendo a primeira mulher a ocupar o mais alto posto na instituição, ao assumir o mandato como reitora, em 2002, e reconduzida ao cargo em 2006. Honrada com a homenagem, disse que vê a Universidade como sua casa, portanto foi o coroamento de uma vida. Lembrou que a data escolhida é muito significativa, pois se sente uma eterna professora. “Esta homenagem é muito gratificante, me emocionou bastante. È o sentimento de dever cumprido”.


Professor Walter Theodósio
Primeiro colocado no primeiro vestibular da Faculdade de Direito, em 1953, o professor Walter Theodósio disse que de todas as funções que exerceu, a mais significativa foi a de docente. “Pensar que pude contribuir para o aprimoramento cultural, para a formação profissional e encaminhamento para uma compreensão de vida é muito gratificante”, destacou o professor, que dedicou 42 anos ao ensino na Faculdade de Direito. Entre outros cargos, foi secretário municipal de Negócios Jurídicos, juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Fernando Gonçalves, filho do
professor Oswaldo Corrêa Gonçalves
 Filho do professor Oswaldo Corrêa Gonçalves (falecido em 28 de agosto de 2005), criador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 1970, Fernando Oswaldo Moura Gonçalves ficou emocionado com a homenagem e lembrou que isso prova que o legado dele continua. “Ele tinha um carinho muito especial pela Faculdade de Arquitetura, tanto que eu dizia que tinha uma irmã”. O reforço dessa afirmação vem com as palavras da viúva, Neide Moura Corrêa Gonçalves: “Ele considerava a Faculdade como sua”. Arquiteto renomado, foi incansável na defesa da Faus, sendo o seu diretor durante 15 anos.